Clube Discoteca Básica

O Clube Discoteca Básica surgiu em dezembro de 2020 como uma rede de financiamento para o projeto do podcast. Em troca de uma assinatura mensal, os membros tinham acesso a conteúdos e promoções exclusivas. Até outubro de 2022, quando o último episódio foi ao ar, eram nada menos do que 84 programas fechados e mais de 55 horas de material exclusivo!

Todo esse acervo continua à disposição dos usuários da plataforma Hotmart Sparkle. Para fazer parte da comunidade Clube Discoteca Básica na plataforma, clique aqui. A assinatura custa R$20/mês, mas você tem 30 dias de degustação grátis.

Para baixar o app Hotmart Sparkle, clique aqui [App Store] ou aqui [Google Play]. Ouvintes de outros países, cliquem aqui.

Abaixo, a relação completa dos episódios do Clube Discoteca Básica.

  1. Sobra de Estúdio #01: Luís Carlos Miele 

No primeiro episódio da série “Sobra de Estúdio”, Ricardo Alexandre traz uma entrevista com Luís Carlos Miéle feita no final do ano 2000, a respeito do show que dirigiu para Roberto Carlos no Canecão, “A 200 km/h”.

  1. Do Acervo #01: INRI Cristo

Ricardo Alexandre recupera o Especial de Natal do podcast da Revista Bizz de 2006 - um dos primeiros podcasts do Brasil - que conta com a participação de Inri Cristo. Este episódio faz parte da série “Do Acervo” e é exclusividade dos assinantes do Clube Discoteca Básica,

  1. Discoteca Avançada #01: Philosophy of the World 

Assim como "Plan 9 from Outer Space" é "aclamado" como o pior filme de todos os tempos, o mundo da música também tem seu pico invertido. É "Philosophy of the World" do trio americano The Shaggs. Este primeiro episódio da série "Discoteca Avançada", conta com a participação da produtora do Discoteca Básica, Mariana Mafra.

  1. Ricardo Alexandre Entrevista #01: Thomas Pappon

Ricardo Alexandre entrevistou Thomas Pappon, guitarrista do Fellini e um dos personagens mais importantes do pós-punk brasileiro e da imprensa musical dos anos 80 e disponibilizou a conversa com exclusividade para os assinantes do Clube Discoteca Básica.

  1. Sobra de Estúdio #02: Guilherme Arantes 

Para complementar o programa sobre o álbum "Rita Lee (1980)", Ricardo Alexandre traz com exclusividade para os assinantes do Clube Discoteca Básica a entrevista completa que fez com o convidado do episódio, Guilherme Arantes.

  1. Sobra de Estúdio #03: Dinho Ouro Preto

Neste complemento ao programa sobre o "Led Zeppelin III", a equipe do Discoteca Básica apresenta o depoimento completo do convidado do episódio, o Dinho Ouro Preto (Capital Inicial). Dinho fala sobre a sua relação pessoal com o álbum e sua paixão pelo Led Zeppelin.

  1. Do Acervo #02: Fernanda Takai 

Ricardo Alexandre abre o baú e traz a entrevista que ele fez em 2020 com a vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai, a respeito do encontro das décadas de 1990 e 2000. A conversa rendeu um dos episódios da série “Os anos da virada” do Sesc Digital, disponível no YouTube, e a íntegra é conteúdo exclusivo dos assinantes do Clube Discoteca Básica, na segunda edição da série “Do Acervo”.

  1. Sobra de Estúdio #04: Max de Castro 

Para fazer a pesquisa do episódio T01E13 do Discoteca Básica sobre o álbum de estreia do Tim Maia, Ricardo Alexandre conversou com uma das maiores autoridades em música negra brasileira: Max de Castro. A íntegra da conversa é apresentada como conteúdo exclusivo do Clube Discoteca Básica, na quarta edição da série “Sobra de Estúdio”.

  1. Especial: Os melhores discos do rock latino

Dando inicio a uma série de mini-podcasts de cinco episódios dedicados ao rock em língua espanhola, Ricardo Alexandre fala sobre o que os norte-americanos entendem por “rock latino” por meio de cinco álbuns.

  1. Especial: Os melhores discos do rock mexicano

No segundo episódio da série de mini-podcasts dedicados ao rock em língua espanhola, Ricardo Alexandre comenta cinco álbuns do rock mexicano.

  1. Especial: Os melhores discos do rock argentino 

Neste terceiro episódio da série de mini-podcasts sobre os discos básicos do rock em língua espanhola, Ricardo Alexandre seleciona e comenta cinco álbuns do rock argentino.

  1. Especial: Os melhores discos do rock espanhol

Para fazer o quarto episódio da mini-série sobre rock em língua espanhola, Ricardo Alexandre consultou uma lista da edição local da Rolling Stone com os melhores álbuns do rock espanhol. O programa também conta com a participação especial do jornalista paulista Daniel Setti, que mora em Barcelona.

  1. Especial: O melhor disco do rock latino 

Encerrando a série de mini-podcasts sobre o rock em língua espanhola, Ricardo Alexandre faz um programa sobre o melhor disco de rock em língua espanhola PRA ELE, o "Bocanada", a estreia da carreira solo de Gustavo Cerati, o líder do Soda Stereo. O programa conta a história deste grande disco.

  1. Discoteca Avançada #02: Black Album (Prince)

Ricardo Alexandre conta a história de um dos itens de colecionadores mais caros e curiosos do mundo, o "Black Album", do Prince. O especial conta com a participação do DJ José Roberto Mahr, que em 1988 tocou o "Black Album", na íntegra, em seu lendário programa de rádio “Novas Tendências”.

  1. Sobra de Estúdio #05: Fernanda Villa-Lobos

Para fazer a pesquisa para o episódio do Discoteca Básica dedicado ao "Dois", do Legião Urbana, Ricardo Alexandre entrevistou Fernanda Villa-Lobos, primeira empresária da banda, esposa de Dado Villa-Lobos e autora do projeto gráfico do álbum. Ela contou, neste episódio da série “Sobra de Estúdio”, diversas histórias inéditas a respeito de seu contato com a banda e sobre o trabalho do disco. A entrevista na íntegra é exclusividade dos assinantes do Clube Discoteca Básica.

  1. Do Acervo #03: Quase Famosos [RITA LEE]

Ricardo Alexandre e Mariana Mafra abrem a gaveta para trazer para a luz o podcast “Quase Famosos”, um projeto importante para que existisse o Discoteca Básica. A ideia do programa, que não chegou a ir ao ar, era falar de discos e artistas que não chegaram “lá” e ficaram pelo caminho. Este episódio é dedicado à estreia solo de Rita Lee com o grupo Tutti-Frutti, em 1973.

  1. Do Acervo #04: Quase Famosos [RAMONES] 

O segundo episódio do podcast “Quase Famosos”, puxado dos acervos do Ricardo Alexandre e da Mariana Mafra, é dedicado aos Ramones. Uma escolha polêmica para a proposta do programa, mas, neste episódio, Mariana Mafra explica seus argumentos para incluir a banda americana no hall dos “Quase Famosos”.

  1. Especial: Os clipes favoritos de Zeca Camargo 

Neste especial, complementar ao episódio do Discoteca Básica sobre o "Out of Time" do R.E.M, Ricardo Alexandre pede para Zeca Camargo escolher e comentar os cinco clipes mais importantes da sua época de MTV.

  1. Sobra de Estúdio #06: Nando Reis 

A equipe do Discoteca Básica traz a integra da ótima entrevista que o Nando Reis concedeu para o Ricardo Alexandre falando sobre "After The Gold Rush", álbum do episódio T01E02 do Discoteca Básica. Nela, além de falar sobre o álbum, Nando Reis conta como a influência de Neil Young se relaciona com sua própria carreira.

  1. Especial: Como “Girl” virou “Meu Bem” 

Neste especial, complementar ao programa sobre o "Rubber Soul", dos Beatles, o convidado do episódio, Ronnie Von, conta como ele transformou “Girl” em um mega-hit no Brasil, graças à sua versão em português chamada “Meu Bem”.

  1. Discoteca Avançada #03: The Man and the Journey 

No terceiro episódio da série "Discoteca Avançada", dedicada à discos raros e curiosos, Ricardo Alexandre conta a história do elo perdido do Pink Floyd, a ópera rock The Man and The Journey, de 1969.

  1. Sobra de Estúdio #07: Marcelo Fróes 

Pegando carona no episódio T02E07, sobre o "Carlos, Erasmo", neste episódio do “Sobra de Estúdio”, Ricardo Alexandre conversa com o produtor carioca Marcelo Fróes, responsável pelo relançamento de todo o catálogo de Erasmo Carlos dos anos 60 aos 90. Fróes explica como foi trabalhar com o Gigante Gentil e dá mais detalhes sobre "Carlos, Erasmo".

  1. Especial: Os maiores discos de Heavy Metal 

Ricardo Alexandre investiga cinco listas de “melhores discos de heavy metal de todos os tempos” para produzir esse programa especial com os dez melhores entre os melhores.

  1. Discoteca Avançada #04: Watertown 

O quarto disco abordado na série “Discoteca Avançada” é aquele conhecido por alguns como “o disco conceitual de rock de Frank Sinatra” e, para outros “o maior fracasso da carreira de Frank Sinatra”. Seja o que for, “Watertown” é o auge de um período em que Sinatra atirou pra todo lado e acertou em coisas que ele mal sabia que existiam.

  1. Sobra de Estúdio #08: Nando Reis sobre Cássia Eller 

Para complementar o episódio sobre o "Acústico MTV - Cássia Eller", o Discoteca Básica traz uma superentrevista que Ricardo Alexandre fez com o produtor do disco, Nando Reis. O ex-titã lembra de sua amizade e parceria com a cantora e detalhes sobre os álbuns que produziu para Cássia.

  1. Especial: O caminho até “Lifehouse” 

Ricardo Alexandre aprofunda a história do Lifehouse, o ambicioso projeto do The Who que culminou o lançamento de uma das obras primas da banda, o "Who’s Next?", tema do episódio T02E11 do Discoteca Básica.

  1. Sobra de Estúdio #09: Samuel Rosa 

No nono episódio da série “Sobra de Estúdio”, a equipe do Discoteca Básica traz a íntegra do papo que Ricardo Alexandre teve com Samuel Rosa a respeito da estreia solo de George Harrison, "All Things Must Pass".

  1. Especial: Os Proibidões 

Problemas com os militares, problemas com a gravadora, problemas com os lojistas, problemas com aviões… Conheça oito histórias de discos que foram suspensos, censurados e/ou substituídos pelos mais diversos motivos, criando verdadeiras relíquias para os colecionadores.

  1. Do Acervo #05: Lobão 

No quinto episódio da série “Do Acervo”, Ricardo Alexandre traz uma preciosidade - a entrevista que Lobão concedeu a Ricardo Alexandre há mais de 20 anos, durante o trabalho para seu primeiro livro, "Dias de Luta: O Rock e o Brasil dos anos 80".

  1. Especial: Os maiores discos do Rock Progressivo 

Para fazer este especial, complemento ao episódio dedicado ao "The Yes Album", do Yes, Ricardo Alexandre tabulou uma lista britânica e uma americana a respeito dos maiores álbuns de prog rock de todos os tempos para fazer a sua própria lista. Ao fim, ele chegou a conclusões interessantes.

  1. Especial: Um pouco mais de “Tropicália” 

Neste conteúdo exclusivo, complementar ao episódio dedicado ao álbum "Tropicália ou Panis et Circencis", Ricardo Alexandre reúne dez pontos importantes sobre o disco que acabaram ficando de fora do roteiro do T02E16. Entre eles, o erro de latim no nome do disco e os detalhes sobre a capa.

  1. Discoteca Avançada #05: Epopeia 

Ricardo Alexandre desembarca no inexplorado território do rock português, com aquele que é considerado o marco inicial do rock do país: "Epopeia", do grupo Filarmónica Fraude. Um raríssimo álbum da psicodelia e do pop barroco europeu.

  1. Especial: Os melhores discos que o tempo esqueceu 

A equipe do Discoteca Básica selecionou dez grandes álbuns incensados em sua época - eleitos melhores do ano, da década, do país, às vezes até como ‘melhores de todos os tempos’ - mas que, misteriosamente, desapareceram das listas mais recentes. O resultado é surpreendente.

  1. Especial: Lindo Sonho Delirante 

Para prestar um tributo aos álbuns subestimados da música brasileira, Ricardo Alexandre preparou este episódio especial e trouxe como convidado o jornalista Bento Araújo, idealizador do “Poeira Zine”, “Poeira Cast” e da série de livros “Lindo Sonho Delirante”, que já mapeou 300 discos ousados da história da música brasileira. Neste especial, Bento escolhe, a partir de seus livros, dez álbuns favoritos.

  1. Do Acervo #06: Erasmo Carlos ao vivo no programa Jovem Guarda 

Sabe-se que não existe nenhum registro em audiovisual do programa “Jovem Guarda”. No entanto, durante as pesquisas para o documentário “Erasmo 80”, Ricardo Alexandre encontrou gravações amadoras de três programas. Neste especial, ele divide um pouco desse verdadeiro tesouro.

  1. Especial: As maiores compilações de todos os tempos 

Apesar de o Discoteca Básica tratar de álbuns, este especial trata de dez compilações fundamentais que estão - ou deveriam estar - em qualquer lista de melhores álbuns de todos os tempos.

  1. Discoteca Avançada #06: Saludos Amigos 

Ricardo Alexandre conta a história da trilha sonora do filme “Saludos Amigos”, da Disney, de 1945. É o álbum que projetou “Tico-tico no fubá” e “Aquarela do Brasil” para o mundo! O programa conta com a participação do jornalista Ayrton Mugnaini Jr, jornalista e pesquisador dedicado a investigar as influências da Disney na música brasileira.

  1. Especial: Os maiores discos piratas de todos os tempos 

A equipe do Discoteca Básica lista os dez discos NÃO-OFICIAIS mais importantes de todos os tempos e conta a história desse mercado paralelo que surgiu e sobrevive graças ao amor do fã de música que vai muito além da superficialidade.

  1. Especial: Entrevista com Marcos Hermes 

Ricardo Alexandre bate um papo com o fotógrafo Marcos Hermes sobre jornalismo musical, mídia online, Paul McCartney e, claro, seus discos favoritos.

  1. Sobra de Estúdio #10: Andreas Kisser fala do “Black Album” 

Nesta décima edição do “Sobra de Estúdio”, a equipe do Discoteca Básica traz a íntegra da entrevista que Andreas Kisser deu para o episódio T02E08 sobre o álbum auto-intitulado do Metallica ("The Black Album"). Além disso, Ricardo Alexandre fala das muitas celebrações que a banda preparou em torno dos 30 anos do álbum.

  1. Sobra de Estúdio #11: Luka Salomão fala sobre “Ten”

O papo com a radialista Luka Salomão a respeito da estreia do Pearl Jam rendeu tanto que gerou este programa com mais de 30 minutos. Neste décimo primeiro episódio da série “Sobra de Estúdio”, Luka mergulha nas suas memórias a respeito do super clássico "Ten".

  1. Especial: “Pânico em S.P.”, 35 anos depois 

Em 2021, Ricardo Alexandre fez a curadoria da reedição de “Pânico em S.P.” em CD. Durante as pesquisas, entrevistou os produtores do disco, Branco Mello e Pena Schmidt, além do frontman dos Inocentes, Clemente Tadeu. Este especial exclusivo do Clube reúne o melhor dessas conversas, que contam a história desse grande clássico do pós-punk brasileiro.

  1. Do Acervo #07: 28 anos que mudaram o rock 

Ricardo Alexandre tira do baú trechos selecionados do programa “28 Anos Que Mudaram o Rock”, que foi ao ar em 2012 na 89 FM - A Rádio Rock. O programa foi a primeira experiência de Ricardo comandando um programa de rádio.

  1. Discoteca Avançada #07: Music for Supermarkets 

“Discoteca Avançada” é a nossa série para falar dos álbuns mais raros e bizarros de todos os tempos. E nada mais raro e bizarro do que a história deste disco, o sexto da carreira do tecladista francês Jean-Michel Jarre, que foi lançado em 1983 com apenas UMA cópia prensada - depois de leiloada, as masters foram destruídas. Entenda melhor essa história neste programa, com a participação especial do jornalista Camilo Rocha.

  1. Especial: Nirvana no Brasil 

Para complementar o episódio sobre o "Nevermind", Ricardo Alexandre conta as histórias caóticas envolvendo a passagem do Nirvana pelo Brasil, em janeiro de 1993.

  1. Sobra de Estúdio #12: Pregador Luo fala sobre Racionais 

A conversa com o rapper Pregador Luo rendeu muito mais do que cabia no episódio T03E06, dedicado ao "Sobrevivendo no Inferno", dos Racionais MC’s - mas só no Clube Discoteca Básica você confere a íntegra. Saiba mais detalhes do que Luo testemunhou, os bastidores do lendário VMB e um pouco mais do seu trabalho com o Apocalipse 16.

  1. Do Acervo #08: Radioamador 

Ricardo Alexandre traz mais uma raridade: um episódio do programa Radioamador que Rita apresentou por nove meses na 89 FM, a partir do final de 1985. Ricardo conseguiu essa gravação durante os trabalhos de redação do livro 89 FM: A História da Rádio Rock do Brasil.

  1. Especial: Os maiores discos de Jazz 

Para complementar o episódio sobre o "Time Out", do Dave Brubeck, preparamos mais uma “lista das listas”, dessa vez com dez grandes álbuns de jazz que não podem faltar na sua coleção.

  1. Do Acervo #09: Ouve Essa edição especial 2015 

No nono episódio da série "Do Acervo", Ricardo Alexandre traz o piloto do "Ouve Essa", programa que ele apresentava e ia ao ar pela 89 FM - A Rádio Rock. O "Ouve Essa" foi um irreverente projeto criado com o objetivo de abrir espaço para novos artistas nas grandes rádios de pop-rock.

  1. Do Acervo #10: Programa “Revista” 

A equipe do Discoteca Básica traz com exclusividade para seus assinantes o programa "Revista", um podcast derivado de um ambicioso projeto idealizado por Ricardo Alexandre e que deu origem ao Podcast Discoteca Básica.

  1. Especial: 1975 

Preparando o episódio a respeito do "A Night at the Opera", do Queen, chamou a nossa atenção a quantidade de belos álbuns lançados em 1975, incensados na época e esquecidos com o tempo. Pensando nisso, preparamos este super especial dedicado ao ano de 1975.

  1. Sobra de Estúdio #13: Um pouco mais sobre “Achtung Baby” 

Para complementar o episódio aberto dedicado ao "Achtung Baby", do U2, a equipe do Discoteca Básica disponibilizou a íntegra do depoimento de um dos convidados mais elogiados do programa, Paulo Ricardo. Também neste programa, Ricardo Alexandre comenta as músicas que ficaram de fora do programa principal e as notícias sobre as edições de 30 anos, os remix e outras surpresas.

  1. Do Acervo #11: Programa “O Fantasma da Eldopop” / Edição piloto 

No décimo primeiro programa da série "Do Acervo", a equipe do Discoteca Básica tira da gaveta um projeto raro, que nunca havia ido ao ar, comandado por Ricardo Alexandre em 2019. Estamos falando "O Fantasma da Eldopop", programa que homenageava a Eldopop, a primeira rádio rock do Brasil, criada pelo DJ Big Boy em 1972.

  1. Discoteca Avançada #08: Slaughter on 10th Avenue - Mick Ronson 

Pegando carona no episódio sobre o "Hunky Dory", criamos um episódio da série "Discoteca Avançada" a respeito do primeiro álbum solo do guitarrista de Bowie. "Slaughter on 10th Avenue" era um álbum conceitual que misturava ficção científica, balé, Bruce Springsteen, música de vanguarda e glam rock como ninguém parecia capaz de entender.

  1. Especial: Tropicalismo do B 

Neste especial, Ricardo Alexandre fala de dez álbuns com ligação direta com o tropicalismo, mas que se descolaram da árvore genealógica do movimento.

  1. Do Acervo #12: BR-3 

Para o décimo segundo episódio da série "Do Acervo", a gente traz o piloto do podcast criado para acompanhar a coluna "Na BR-3", que Ricardo Alexandre cuidou no portal Reverb entre 2018 e 2019.

  1. Clube Discoteca Básica 2022 #01: Lô Borges fala sobre Clube da Esquina 

Lô Borges fala tudo sobre o maior álbum brasileiro de todos os tempos segundo eleição promovida pelo Discoteca Básica, o "Clube da Esquina". Lô fala conta a história do seu encontro com Milton Nascimento, o período de composições em Piratininga e até curiosidades das gravações do álbum.

  1. Discoteca Avançada #09: Frank Sinatra Live in Brazil 

Em homenagem ao lendário Hotel Maksoud Plaza, que fechou as portas dias antes da gravação deste episódio, falamos de um disco pirata que registra o show que Frank Sinatra fez no hotel em 1981.

  1. Especial: os melhores álbuns de 2021 

Neste super especial de 2 horas, Ricardo Alexandre e Sérgio Jomori conferem as listas de melhores do ano de 2021, contam com dicas de convidados e adicionam as sugestões da nossa equipe.

  1. Especial: os melhores discos de natal de todos os tempos 

Discos natalinos é uma tradição norte-americana que nós - que importamos até o Halloween - não conseguimos tropicalizar. E tem pra todos os gostos: indies, R&B, folk... Para preparar este especial, selecionamos dez discos natalinos que fogem do óbvio e revelam boas surpresas.

  1. Clube Discoteca Básica 2022 #03: Roberto Menescal e os Grandes Clássicos da Bossa Nova 

Para fazer jus ao episódio sobre "Chega de Saudade", do João Gilberto, com participação de Edu Lobo, nós convidamos Roberto Menescal para comentar dez discos de bossa nova que aparecem no livro "Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos". Neste especial exclusivo para assinantes, Menescal compartilha suas memórias e impressões a respeito desses clássicos.

  1. Clube Discoteca Básica 2022 #02: O que houve em 1972 

De acordo com a eleição do livro "Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos", o segundo melhor álbum brasileiro de todos os tempos é "Acabou Chorare", lançado no mesmo ano de 1972 que o primeiro colocado, "Clube da Esquina". O que houve em 1972 para concentrar tanta criatividade no Brasil? Para responder essa pergunta, nossa equipe preparou um especial a respeito desse ano mágico, investigando álbuns e singles que definiram 1972.

  1. Clube Discoteca Básica 2022 #04: Entrevista Completa com Charles Gavin 

Neste complemento ao episódio aberto sobre o álbum de estreia dos Secos & Molhados, a equipe do Discoteca Básica traz a íntegra da entrevista com o baterista, produtor e pesquisador musical Charles Gavin. Nela, ele aprofunda o seu vasto conhecimento sobre os Secos & Molhados e deixa transparecer sua relação afetiva com as músicas do grupo.

  1. Clube Discoteca Básica 2022 #05: Entrevista Completa com Fred Zero Quatro 

Para este complemento ao episódio aberto sobre o "A Tábua de Esmeraldas", do Jorge Ben Jor, a equipe do Discoteca Básica trouxe a entrevista completa que o Fred Zero Quatro, líder do grupo Mundo Livre S/A, concedeu para a gente.

  1. Clube Discoteca Básica 2022 #06: Jorge Ben Jor para colecionadores 

Neste segundo especial exclusivo dedicado à obra de Jorge Ben Jor, Ricardo Alexandre comenta dez discos - LPs e singles -, fora da discografia "de linha" do compositor. O programa é especialmente dedicado aos fãs mais assíduos de Ben Jor e aos frequentadores de sebos, leilões e lojas de discos.

  1. Clube Discoteca Básica 2022 #07: Tropicalismo no exílio 1969/1971 

No especial de hoje, complementar ao episódio aberto sobre o "Transa", do Caetano Veloso, Ricardo Alexandre se aprofunda nos discos e músicas que surgiram do exílio de Caetano Veloso e Gilberto Gil - as que eles mesmos gravaram, e as que eles mandaram para outros artistas no Brasil. O episódio também conta com o depoimento de Thomas Pappon, o primeiro jornalista brasileiro a entrevistar o Ralph Mace, produtor dos discos londrinos de Gil e Caetano.

  1. Clube Discoteca Básica 2022 #08: Psicodelia Pernambucana - Entrevista com Rogério Medeiros 

No programa de hoje, complementar ao episódio aberto sobre o "Da Lama ao Caos", do Chico Science & Nação Zumbi, Ricardo Alexandre conversa com Rogério Medeiros, autor do livro "Valsa dos Cogumelos: A Psicodelia Recifense 1968/1981", sobre a cena de música psicodélica dos anos 70 no Recife.

  1. Clube Discoteca Básica 2022 #09: Selvagem? - Notas de Rodapé

No programa de hoje, Ricardo Alexandre amplia o contexto em que surgiu "Selvagem?", álbum dos Os Paralamas do Sucesso tema do episódio T04E08, e esclarece ainda mais a importância fundamental do terceiro álbum dos Paralamas.

  1. Clube Discoteca Básica 2022 #10: O “Pessoal do Ceará” - Entrevista com Nirton Venâncio 

Para se aprofundar no contexto do episódio aberto sobre o álbum "Alucinação", de Belchior, Sérgio Jomori entrevistou o cineasta Nirton Venâncio, diretor do filme "Pessoal do Ceará - Lado A, Lado B". Na conversa, eles discutem o que foi a geração (ou movimento?) do “Pessoal do Ceará”.

  1. Clube Discoteca Básica #11: Os Mamíferos - Entrevista com Francisco Grijó 

Você já ouviu falar no Os Mamíferos? A banda fez uma trajetória que antecedeu muitas coisas que viriamos a conhecer apenas anos depois na história da música, como a mistura sonora proposta pelo tropicalismo e o jazz fusion. Para entender melhor esta história, o Sérgio Jomori entrevistou o escritor Francisco Grijó, autor do livro "Os Mamíferos – Crônica de uma Banda Insular".

  1. Clube Discoteca Básica: 78 rotações - Entrevista com Biancamaria Binazzi

A equipe do Discoteca Básica se aprofundou no universo vasto e fascinante de um formato de gravação pré-LP: o disco de 78 rpm. Neste especial você ouve a conversa de Sérgio Jomori com a radialista e pesquisadora Biancamaria Binazzi, apresentadora da série Gramofônica, da Rádio Batuta, e idealizadora do Goma-Laca, projeto de pesquisa e resgate da música brasileira gravada no formato de disco de 78 rpm.

  1. Clube Discoteca Básica: O Melhor de 2022 Até Agora

Ricardo Alexandre e Sérgio Jomori trazem os principais destaques das listas de meio do ano dos “melhores discos do ano até agora”, fazem suas próprias indicações de discos e apresentam dicas de três convidados podcasters: Bruna Paulin (A História do Disco), Pedro Só (Tudo Jóia e Página Não Encontrada) e Ricardo Schott (Pop Fantasma Documento).

  1. Clube Discoteca Básica: Conheça os Colaboradores

Este episódio especial foi criado para apresentar, em alto estilo, os colaboradores que estão escrevendo o livro "Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos". Nós pedimos para que cada colaborador mandasse um áudio revelando o nome de um álbum da lista de discos que ele recebeu para escrever, que o surpreendeu positivamente.

  1. Clube Discoteca Básica: Episódio Extra “O Produtor da Tropicália” 

O jornalista Renato Vieira disponibilizou em primazia para os assinantes do Clube Discoteca Básica um episódio extra da série O Produtor da Tropicália. Nele, o produtor musical Manoel Barenbein fala sobre os discos de Erasmo Carlos produzidos por ele.

  1. Clube Discoteca Básica 2022 #17: Manchester 

A cidade de Manchester foi berço de várias bandas e cenas musicais icônicas. Para se aprofundar no tema, a gente pediu para o Rodrigo Lariú, fundador do zine e selo Midsummer Madness, comentar dez grandes álbuns de dez bandas de Manchester.

  1. Clube Discoteca Básica: O Futuro Pertence à Jovem Guarda 

Ricardo Alexandre conversa com Erasmo Carlos sobre os anos de Jovem Guarda a partir do seu álbum mais recente "O Futuro Pertence à... Jovem Guarda". Na conversa, Erasmo também fala sobre editoras musicais, o mercado de discos nos anos 60, composições, versões de músicas, e muito mais.

  1. Clube Discoteca Básica: NWOBHM - 10 Álbuns para entender a “Nova Onda do Heavy Metal Inglês 

Ricardo Alexandre se aprofunda na história da cena musical que tomou o Reino Unido no final dos anos 70, a New Wave of British Heavy Metal. Este episódio é um complemento ao episódio aberto do Discoteca Básica dedicado ao "The Number of The Beast", do Iron Maiden,

  1. Clube Discoteca Básica 2022: Entrevista Completa com Felipe Machado 

A equipe do Discoteca Básica disponibiliza o depoimento completo do Felipe Machado (guitarrista do Viper e principal compositor do FM Solo) sobre o "Appetite For Destruction", do Guns ‘n’ Roses. No depoimento, Felipe fala sobre sua relação pessoal com o álbum e as histórias que teve com o Guns ‘n’ Roses nas turnês internacionais do Viper.

  1. Clube Discoteca Básica: A Coleção de Discos de Billie Joe Armstrong 

Para complementar o episódio aberto sobre o "Blood on The Tracks", do Bob Dylan, preparamos o especial "The Bootleg Series - Bob Dylan e a Pirataria Oficial". Nele, a gente fala sobre o primeiro bootleg da história, o Great White Wonder, e sobre os dezesseis volumes (até agora!) da The Bootleg Series, a série discográfica que publica, oficialmente, os acervos de Bob Dylan.

  1. Clube Discoteca Básica: The Bootleg Series - Bob Dylan e a Pirataria Oficial 

Neste episódio, complementar ao episódio T05E05 do Discoteca Básica, sobre o "Dookie", do Green Day, Ricardo Alexandre comenta os álbuns importantes na trajetória de Billie Joe Armstrong, vocalista, guitarrista e principal compositor da banda.

  1. Clube Discoteca Básica: O incrível ano de 1967.

Como citamos bastante no "The Piper at The Gates of Dawn", do Pink Floyd, o ano de 1967 foi um ano muito especial para a cultura mundial. Foi pensando nisso que preparamos este especial, "O incrível ano de 1967".  Nele, Ricardo Alexandre faz um sobrevoo sobre 1967 por meio de álbuns, músicas e fatos que marcaram esse ano iluminado.

  1. Clube Discoteca Básica: A máquina de sucessos de Carole King 

A equipe do Discoteca Básica preparou um “prequel” do episódio de "Tapestry", da Carole King: o especial "A máquina de sucessos de Carole King”.  Nele, a gente se aprofunda nos grandes sucessos que Carole King compôs na década de 1960.

  1. Clube Discoteca Básica: Guitarristas - Os 20 maiores de todos os tempos

Para acompanhar o episódio de "Are You Experienced?", do The Jimi Hendrix Experience, um dos maiores álbuns de guitarra da história, Ricardo Alexandre preparou este especial no qual ele comenta o top 20 da lista de “100 Melhores Guitarristas” elencados pela edição número 31 da Revista Mojo, publicada em junho de 1996.

  1. Clube Discoteca Básica: Os Maiores Videoclipes de Todos os Tempos. 

Para complementar o episódio sobre o álbum "Thriller", do Michael Jackson, a equipe do Discoteca Básica preparou o especial "Os Maiores Videoclipes de Todos os Tempos”. Para fazer este episódio, Ricardo Alexandre pegou cinco listas ranqueadas de melhores videoclipes, atribuímos pontuações às colocações, tabulamos, e preparou a sua própria “lista das listas” de grandes videoclipes que marcaram a história.