Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos / Dúvidas frequentes

“Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos” foi o primeiro projeto off-line do Discoteca Básica e um sucesso comentado internacionalmente. Um lindo livro de 200 páginas, capa dura, papel cuchê, colorido, lançado em dezembro de 2022, que revela o ranking criado a partir do voto de 162 especialistas em música a respeito dos 500 álbuns brasileiros que não podem faltar em uma boa coleção de discos. Além do ranking em si, o livro traz as histórias por trás dos discos, fotos históricas, muita informação e curiosidade num guia que serve tanto aos colecionadores mais experientes quanto a quem está começando a montar sua discoteca.

O livro é uma parceria entre a Tudo Certo Conteúdo Editorial e a Parasol Storytelling (produtoras do podcast “Discoteca Básica”) e a editora gaúcha Jambô, a maior editora brasileira no segmento RPG. Viabilizado graças a uma campanha de financiamento coletivo, “Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos” terminou como o projeto recordista histórico na categoria de música na maior plataforma de crowdfunding do Brasil, o Catarse.

Os livros chegaram da gráfica na segunda semana de dezembro de 2022 e imediatamente começaram a ser enviados, junto com as recompensas de cada apoiador, a partir de Porto Alegre para todo o Brasil. O período regular de envios já foi concluído. Entretanto, um projeto tão grande e um processo quase artesanal como este estão sujeitos, infelizmente, a casos pontuais extraordinários. Para esclarecer, mapeamos as dúvidas mais frequentes:

Meu livro ainda não chegou.

Pedimos desculpas por isso. Nosso objetivo era o de que o livro estivesse pronto na primeira quinzena de dezembro, para que todos os apoiadores recebessem até o Natal de 2022, mas nos deparamos com a realidade de que, nesta época do ano, todo o processo dos Correios se torna mais lento, desde a recepção dos pacotes até o cadastramento e a emissão dos códigos de rastreio. A informação que recebemos dos Correios é a de que mesmo esses casos excepcionais estarão resolvidos até o fim de janeiro. Se isso não acontecer – ou se você foi prejudicado de alguma forma pelo ocorrido – por favor, nos informe escrevendo para [email protected]

Recebi o livro, mas a recompensa veio diferente/incompleta.

Lamentamos muito por isso. Por favor, confira atentamente a descrição das recompensas no site da campanha e, caso haja alguma incongruência além das descritas nesta página, escreva para [email protected]

Quando o disco de vinil da Faixa 3 será enviado?

O EP “Rashid, Boogarins, Silva e The Outs Prestam Tributo a Canções do Álbum Clube da Esquina” teve sua produção iniciada tão logo a campanha de financiamento coletivo se encerrou, em julho de 2022. Entretanto, devido à alta do petróleo e o superaquecimento do mercado de vinil no Brasil, os prazos pedidos pelas fábricas se tornaram muito dilatados – não só para nós, mas para todos que trabalham com vinil no Brasil. O disco está em produção na Rocinante, e estamos trabalhando com a data de final de março para entrega, segundo previsão da fábrica.

Não recebi o caderno com a votação dos ouvintes.

Também pedimos desculpas por mais essa falha. O caderno com a votação dos ouvintes foi uma das recompensas das metas estendidas e deveria acompanhar todos os exemplares do livro. Entretanto, por um erro na montagem dos kits, apenas os apoiadores das faixas 2, 3 e 4 receberam o caderno. Todos os apoiadores da Faixa 1 receberão seus cadernos a partir do início de janeiro de 2023, via carta. Se você não receber até o fim do mês, por favor nos informe pelo [email protected].

Não recebi os autógrafos previstos na Faixa 3.

Percebemos que os autógrafos no corpo do livro retardariam demais o envio dos kits para os apoiadores – especialmente porque um dos produtores está em São Paulo, a outra nos Estados Unidos e o livro seria enviado de Porto Alegre. Assim, decidimos criar um novo entregável para nossos apoiadores: um bookplate especial e exclusivo, autografado por Ricardo Alexandre e Mariana Mafra, que será enviado junto com o EP de vinil, em breve.

Quando será gravado o episódio ao vivo descrito na recompensa Faixa 3?

Estamos ansiosos para encontrar nossos ouvintes (para vocês terem uma ideia, o roteiro deste programa já está pronto desde agosto de 2022!). Faremos a gravação em São Paulo, capital, com transmissão on-line ao vivo para os apoiadores da Faixa 3 que não puderem estar presencialmente conosco. Estamos em fase de negociação com alguns locais possíveis. Nosso desejo é coincidir a gravação com a entrega, em mãos, dos primeiros exemplares do vinil “Tributo a Canções do Álbum Clube da Esquina” – ou seja, no mês de abril.

Percebi alguns erros e/ou imprecisões no conteúdo do livro e gostaria de avisar à equipe.

Esperamos que todo o rigor e esforço envolvidos na produção do livro estejam claros em suas páginas, mas erros são sempre possíveis, correções são muito bem-vindas e serão consideradas em eventuais próximas impressões. Por favor, escreva para [email protected].

O livro será vendido no varejo? Quando começam as vendas?

Essa talvez seja a pergunta mais frequente. O projeto original de “Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos” era o de que o livro se limitasse aos apoiadores da sua campanha de financiamento coletivo. Entretanto, no decorrer da produção, a possibilidade de que ele pudesse ser comprado fora da campanha (ou seja, a partir de 2023) tornou-se mais e mais considerada. O fato é que, no momento, estamos concentrados em atender os mais de três mil amigos que acreditaram no projeto enquanto ele ainda era apenas um sonho, e corrigir as questões acima. Além disso, seria importante encontrar um modelo de produção e distribuição que seja comportada pela nossa estrutura limitada. Em outras palavras: o desejo é grande, mas não há planos efetivos em andamento. Quem quiser ser informado do início das vendas, deixe seu e-mail abaixo:

“Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos” é um projeto organizado pelo jornalista Ricardo Alexandre, criador e apresentador do Discoteca Básica, o maior podcast de música do Brasil. O programa traz semanalmente áudio-documentários a respeito dos grandes álbuns da música pop da história, sempre com convidados especiais como Nando Reis, Eduardo Bueno, Herbert Vianna, Edgard Piccoli, Teresa Cristina, Titi Müller, Luis Fernando Veríssimo, Pitty, e muitos outros.