Deep-listening - Em tempos de música via streaming e ansiedade, o programa é um convite à relação imersiva, intencional, com profundidade estética e histórica, com os álbuns: o chamado “deep listening”. O programa oferece ferramentas para que o público se relacione com os álbuns de uma forma que ele nunca experimentou.
Jornalismo cultural - Em tempos de superinformação telegráfica, opinião e desinformação, o programa oferece pesquisa, contextualização histórica, datas e dados em profundidade. Tudo isso apresentado de forma leve e elegante, com participações especiais que promovem também a reflexão e a análise sobre os grandes álbuns da história da música.
São temporadas de 16 episódios semanais, de 60 minutos, levados ao ar às segundas-feiras.
Além do roteiro principal escrito e narrado por Ricardo Alexandre, os episódios são ilustrados por trechos das principais canções de cada álbum abordado, e trechos de entrevistas exclusivas e inéditas feitas pelo jornalista com grandes nomes da cultura pop brasileira, contando sua relação pessoal com o disco da semana. Nas primeiras temporadas, tivemos Herbert Vianna falando sobre Beach Boys, o DJ KLJay sobre Tim Maia, Luiz Fernando Veríssimo sobre Miles Davis, Pedro Bial sobre Raul Seixas, Pitty sobre Amy Winehouse, Vera Magalhães sobre The Strokes, Ronnie Von sobre os Beatles, Titi Müller sobre os Smashing Pumpkins, Dinho Ouro Preto sobre Led Zeppelin e Teresa Cristina sobre Cartola, entre outros.
Em apenas duas temporadas, nos tornamos o maior podcast de música do Brasil.
Confira o gráfico abaixo:
Fomos escolhidos “Nosso favorito deste ano: Brasil” na lista Best of the Year 2020 da Apple Podcasts e “Melhor podcast de 2020” pelo júri reunido pelo portal Scream & Yell com 124 formadores de opinião.
Clique aqui para ouvir todos os programas.
RICARDO ALEXANDRE é jornalista com mais de 25 anos de carreira. Foi diretor de redação de revistas como “Bizz”, “Trip” e “Época São Paulo”. Escreveu livros, como “Dias de luta: O Rock e o Brasil dos Anos 80” e “Nem vem que não tem: A vida e o veneno de Wilson Simonal”, com o qual venceu o Prêmio Jabuti de 2010 na categoria “Melhor Biografia”. Também já dirigiu documentários e escreveu para rádio e TV. Atualmente, trabalha como roteirista do “Conversa com Bial”, da TV Globo.
Criou um dos primeiros podcasts do Brasil, o “Podcast Bizz” em 2005 e atuou em rádio na 89FM, apresentando os programas “28 Anos Que Mudaram o Rock” e “Ouve Essa”. Também trabalha como palestrante e curador de exposições, eventos e projetos culturais.
Para mais informações sobre seus livros, filmes e sua carreira, Clique aqui.
Guga Mafra é criador de conteúdo e empreendedor. É um estrategista criativo e inovador. Começou sua carreira como publicitário e em mais de 15 anos se tornou um executivo sênior com atuação em diversas empresas na área do marketing e de conteúdo. “Uma das personalidades mais influentes da internet brasileira”, como costuma ser chamado. Sua empresa FTPI Digital ajudou a impulsionar o negócio dos podcasts no país, com programas como Nerdcast e outros. Com a Amazing Pixel atuou no Youtube. Atualmente, apresenta o GugaCast, um dos maiores podcasts do Brasil, e dirige a Parasol Stoytelling, uma produtora especializada em podcasts.
Para tratar de parcerias com o Discoteca Básica, escreva para [email protected]
Ricardo Alexandre
Pesquisa, roteiro, redação final, locução, produção.
Sergio Jomori
Pesquisa e redação (T03)
Beto Aragão
Edição
Guga Mafra
Produção
A HORA DESSA GENTE BRONZEADA MOSTRAR SEU VALOR. Juntando música brasileira com a música universal, melodia e contracultura, os Novos Baianos fizeram o segundo maior álbum brasileiro da história, segundo a eleição promovida pelo “Discoteca Básica”. Convidado do episódio: Nando Reis.
Assinante do Clube Discoteca Básica tem conteúdo exclusivo. Nesta semana, preparamos um especial a respeito do incrível ano de 1972 na música brasileira, com álbuns e singles que definiram aquele ano mágico. Assine agora e aproveite a degustação grátis de 30 dias: https://podcastdiscotecabasica.com/clube/
Apoie a campanha de financiamento coletivo do livro “Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos”. Garanta seu exemplar e receba recompensas exclusivas (até 09/07): http://podcastdiscotecabasica.com/livro
A MusicDot acredita que os próximos 500 maiores álbuns brasileiros estão na mente de muita gente que está estudando um instrumento hoje. Numa escola de música online, com professores de verdade, você estuda no seu ritmo, tira todas as dúvidas e tem acesso a todos os cursos – incluindo o curso de línguas da Alura. E ouvinte Discoteca Básica ainda tem 10% de desconto. Acesse: https://musicdot.com.br/promoção/discotecabasica
Em seu segundo LP, os Novos Baianos esquentam seus pandeiros e ressurgem com uma proposta de psicodelia mulata eletro-acústica no álbum que é a maior e melhor síntese da fusão de rock e música brasileira.
Dica de artista novo: Jadsa
Discoteca Básica é uma co-produção da Parasol Storytelling e Tudo Certo Produções.
Apresentação: Ricardo Alexandre
Roteiro e Pesquisa: Ricardo Alexandre e Sérgio Jomori
Redação final: Ricardo Alexandre
Direção: Ricardo Alexandre
Edição: Roberto Oksman de Aragão
Produção Executiva: Guga Mafra
Produção Executiva: Ricardo Alexandre
Saiba mais em: http://podcastdiscotecabasica.com
Support the show: https://clubediscotecabasica.com/assine
See omnystudio.com/listener for privacy information.