O Programa

O podcast Discoteca Básica é um programa semanal, apresentado pelo jornalista Ricardo Alexandre, com duas missões principais:

Deep-listening - Em tempos de música via streaming e ansiedade, o programa é um convite à relação imersiva, intencional, com profundidade estética e histórica, com os álbuns: o chamado “deep listening”. O programa oferece ferramentas para que o público se relacione com os álbuns de uma forma que ele nunca experimentou.

Jornalismo cultural - Em tempos de superinformação telegráfica, opinião e desinformação, o programa oferece pesquisa, contextualização histórica, datas e dados em profundidade. Tudo isso apresentado de forma leve e elegante, com participações especiais que promovem também a reflexão e a análise sobre os grandes álbuns da história da música.

São temporadas de 16 episódios semanais, de 60 minutos, levados ao ar às segundas-feiras.

Além do roteiro principal escrito e narrado por Ricardo Alexandre, os episódios são ilustrados por trechos das principais canções de cada álbum abordado, e trechos de entrevistas exclusivas e inéditas feitas pelo jornalista com grandes nomes da cultura pop brasileira, contando sua relação pessoal com o disco da semana. Nas primeiras temporadas, tivemos Herbert Vianna falando sobre Beach Boys, o DJ KLJay sobre Tim Maia, Luiz Fernando Veríssimo sobre Miles Davis, Pedro Bial sobre Raul Seixas, Pitty sobre Amy Winehouse, Vera Magalhães sobre The Strokes, Ronnie Von sobre os Beatles, Titi Müller sobre os Smashing Pumpkins, Dinho Ouro Preto sobre Led Zeppelin e Teresa Cristina sobre Cartola, entre outros.

Em apenas duas temporadas, nos tornamos o maior podcast de música do Brasil.
Confira o gráfico abaixo:

Fomos escolhidos “Nosso favorito deste ano: Brasil” na lista Best of the Year 2020 da Apple Podcasts e “Melhor podcast de 2020” pelo júri reunido pelo portal Scream & Yell com 124 formadores de opinião.

Clique aqui para ouvir todos os programas.

Sobre Ricardo Alexandre

RICARDO ALEXANDRE é jornalista com mais de 25 anos de carreira. Foi diretor de redação de revistas como “Bizz”, “Trip” e “Época São Paulo”. Escreveu livros, como “Dias de luta: O Rock e o Brasil dos Anos 80” e “Nem vem que não tem: A vida e o veneno de Wilson Simonal”, com o qual venceu o Prêmio Jabuti de 2010 na categoria “Melhor Biografia”. Também já dirigiu documentários e escreveu para rádio e TV. Atualmente, trabalha como roteirista do “Conversa com Bial”, da TV Globo.

Criou um dos primeiros podcasts do Brasil, o “Podcast Bizz” em 2005 e atuou em rádio na 89FM, apresentando os programas “28 Anos Que Mudaram o Rock” e “Ouve Essa”. Também trabalha como palestrante e curador de exposições, eventos e projetos culturais.

Para mais informações sobre seus livros, filmes e sua carreira, Clique aqui.

Sobre Mariana Mafra

Mariana Mafra é criadora de conteúdo e empreendedora. É uma estrategista criativa e inovadora. Começou sua carreira como publicitária e em mais de 15 anos se tornou uma executiva sênior com atuação em diversas empresas na área do marketing e de conteúdo. “Uma das personalidades mais influentes da internet brasileira”, como costuma ser chamada. Sua empresa FTPI Digital ajudou a impulsionar o negócio dos podcasts no país, com programas como Nerdcast e outros. Com a Amazing Pixel atuou no Youtube. Atualmente, apresenta o GugaCast, um dos maiores podcasts do Brasil, e dirige a Parasol Stoytelling, uma produtora especializada em podcasts.

Para tratar de parcerias com o Discoteca Básica, escreva para [email protected]

Equipe

Ricardo Alexandre
Pesquisa, roteiro, redação final, locução, produção.

Sergio Jomori
Pesquisa e redação (T03)

Beto Aragão
Edição

Guga Mafra
Produção

Escute nossos últimos episódios: